Cinco distritos com aviso amarelo, temperaturas sobem até aos 40 graus

Cinco distritos no continente estão sob aviso amarelo devido às temperaturas máximas, que vão chegar aos 40 graus centígrados até às 19h59 de domingo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Évora vai registar a temperatura máxima prevista pelo IPMA para Portugal, com 40 graus centígrados, pelo que foi emitido o terceiro mais grave de quatro avisos de situação de risco, pela "persistência de valores elevados da temperatura máxima".

Para os distritos de Setúbal e Beja, a previsão do IPMA é de 39 graus centígrados de temperatura máxima, enquanto o mercúrio dos termómetros atinge os 36 em Lisboa, o que justifica também o aviso amarelo.

No continente, com céu limpo e vento fraco no geral, as temperaturas altas ultrapassam os 30 graus centígrados. Faro atingirá os 30 graus, Porto os 31, Viseu os 32, em Bragança e Vila Real as temperaturas sobem até aos 33 , em Coimbra até aos 34 e Portalegre chegará aos 37.

Aviso amarelo igualmente para a encosta norte da ilha da Madeira, devido à temperatura máxima, prevendo-se que possa atingir os 28 graus centígrados.

Nos Açores, aviso amarelo para o Grupo Ocidental, por causa da ocorrência de chuva nas ilhas do Corvo e Flores, com ondulação de três metros de altura.

Em todo o arquipélago, o céu vai apresentar-se também nublado e prevê-se períodos de chuva.

Lusa / SOL