PT lidera no telefone fixo

A PT Comunicações continua a liderar no segmento de telefone com fixo, com uma quota de 55,9%, segundo os últimos dados da Anacom relativos ao primeiro trimestre de 2014.

O grupo Zon Optimus (NOS) somou 30,8% do total de clientes, seguindo-se a Vodafone, a operadora que mais tem vindo a crescer, com 7,1%. 

De acordo com os dados do regulador do sector, nos três primeiros meses do ano o tráfego de voz originado na rede fixa caiu 2,6% face ao trimestre anterior, totalizando 1,9 mil milhões de minutos. 
No mesmo período foram realizadas 480 milhões de chamadas, “cuja duração média se manteve, quer face ao trimestre anterior quer em termos homólogos”, sublinha a Anacom. 

No primeiro trimestre do ano foram consumidos em média “118 minutos por mês em chamadas fixo por acesso principal, 11 minutos nas chamadas fixo-móvel e oito minutos nas chamadas internacionais”. 
O grupo PT tinha uma quota de tráfego de voz em minutos de 51,8%, sendo a Zon Optimus responsável por 34,7% dos minutos de voz gerados e a Vodafone tinha uma quota de 7,5%.
No que toca às receitas do serviço fixo de telefone, registaram um aumento de 4,4% para 382 milhões de euros. “Crescimento que se deve sobretudo ao aumento das receitas de pacotes que incluem o serviço de telefónico fixo, que registaram uma subida homóloga de 10,8%”. “Cerca de sete em cada 10 clientes do serviço fixo de telefone adquiriu o serviço integrado num pacote”, explica a entidade reguladora.

sara.ribeiro@sol.pt