General Motors com problema técnico em 20 milhões de carros

A casa-mãe da Chevrolet, a General Motors, divulgou esta segunda-feira um comunicado a ‘recolher’ mais 3,4 milhões de carros por problemas técnicos no sistema de ignição. O total de carros da Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick com falhas sobe assim para 20 milhões só este ano. A GM prevê gastar dois mil milhões de dólares…

Dos 20 milhões de carros, a maior parte, 17,73 milhões, encontra-se na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), estando os restantes distribuídos um pouco por todo o mundo. O problema na ignição abrange automóveis construídos entre 2000 e 2014 e  está relacionado com a colocação da chave. Pode rodar sozinha e desligar o carro em situações de mau piso, quando se passa por um buraco ou uma lomba acentuada, ou até se o veículo tiver muito peso atrás.

A GM já reconheceu que esta falha provocou 54 acidentes e 13 mortes nos últimos anos, mas nos processos que a empresa enfrenta em tribunal os advogados de acusação defendem que o número de mortos é superior a 60. Por outro lado, apesar de o problema ter sido detectado há vários anos, só no início de 2014 é que a gigante automóvel americana começou a fazer recolhas de automóveis em larga escala.

emanuel.costa@sol.pt