Porque acrescentamos letras às palavraaaaaaaas?

A New York Magazine fez um artigo onde explica o porquê de muitas pessoas – a maioria do sexo feminino, segundo a mesma publicação – acrescentar letras às palavras quando manda mensagens de um telemóvel. Baseado na língua inglesa e num artigo do site Atlantic, o texto mostra algumas razões para se acrescentar certas letras…

1.    Cumplicidade: Quando estamos a fazer um pedido, temos tendência a acrescentar letras às palavras-chave, mostrando assim um certo nível de aproximação e de ênfase na necessidade. Exemplo: “Preciso meeeeeesmo da tua ajuda!” ou “Desculpaaaa”.

2.    Sarcasmo: Consoante as situações, a repetição de letras em certas palavras pode sugerir que estamos a gozar com a outra pessoa. Exemplo: “Não viste que eu estava há horas no carro? Poissss”.

3.    Intensificar uma ideia: No computador usamos o CAPS LOCK, no telemóvel temos tendência a repetir letras para reforçar aquilo que defendemos. Exemplo: “Vá lá, empresta-me o carro logo à noite”. Resposta: “Nãooooooooo”. 

4.    Sensualidade: Quando se está a querer provocar o outro ou dar alguma dica mais íntima, é muito comum ‘prolongar’ a palavra. Exemplo: “Hmmmmm” e “Vemo-nos logo à noiteeee”.

5.   Estupefacção: Às vezes somos mesmo apanhados de surpresa. Como não podemos ligar logo para a pessoa que nos deu a novidade, a maneira que arranjamos expressar o nosso espanto é 'esticar' as palavras, como se estivéssemos a falar. Exemplo: "Oh meu deeeeeeus!"

5.    Diversão: Repetir letras pode servir apenas como divertimento ou parar irritar a pessoa que está do outro lado. Os “weeeeeeeeee”, “yaaaaaaaa” e “hurrayyyyyyyy” não querem dizer absolutamente nada para além daquilo que são: interjeições.

SOL