Salários nas universidades dependentes de reforço de 55 milhões

Os reitores estão à espera de um reforço das verbas para conseguirem pagar os salários dos funcionários públicos, cujos cortes foram considerados inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional.

Salários nas universidades dependentes de reforço de 55 milhões

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, disse hoje ser necessário que o Governo reforce em 55 milhões a dotação orçamental para as universidades para poder cumprir o acórdão Apesar de ter contactado o Ministério da Educação e Ciência "logo que soube do acórdão", o CRUP ainda não recebeu "qualquer resposta concreta" da tutela sobre "a maneira como essas verbas irão ser transferidas".

“Se não vier essa dotação, todas as universidades, nos próximos meses, vão entrar num processo de extrema dificuldade orçamental", o que significa "duas coisas muito simples, deixar de pagar salários e não ter a possibilidade de funcionar do ponto de vista do pagamento de prestações, como a electricidade e a água", avisou o reitor.

António Rendas falava aos jornalistas após uma reunião do CRUP realizada na Universidade de Évora, na qual foram analisadas as implicações do recente acórdão do Tribunal Constitucional (TC) no funcionamento das instituições de ensino superior. Aí foi também reclamada a verba de 30 milhões do Orçamento de Estado deste ano.

"É lamentável que esta situação se mantenha. Há um grande empenho por parte das universidades em viabilizar a qualidade da formação, da investigação científica, mas vemos com grande dificuldade o final deste ano lectivo e a preparação do próximo", criticou.”

rita.carvalho@sol.pt