Filme adaptado de obra de Saramago estreia no dia 19

O filme “O Homem Duplicado”, do realizador Denis Villeneuve, resultado de uma adaptação do livro com o mesmo título, de José Saramago, estreia dia 19 de Junho nas salas de cinema do país, quatro anos depois da morte do Nobel da Literatura.

Filme adaptado de obra de Saramago estreia no dia 19

O filme, que estreou em Espanha a 28 de Março, por ser uma co-produção entre o Canadá e a Espanha, tem como argumentista o espanhol Javier Gullón. 

"O Homem Duplicado", que conquistou o Prémio Méliès d'Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges, é realizado pelo canadiano Denis Villeneuve e conta com a participação dos actores Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini. 

O filme foi este ano o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor cinematografia, melhor música e melhor actriz secundária, Sarah Gadon.

Os produtores descrevem o filme como um "thriller" erótico que explora a mente de um homem em crise.

Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor que leva uma vida monótona até que descobre a existência de Anthony, um actor de pouco relevo que é fisicamente igual a ele. 

A estreia em Portugal coincide com a data do falecimento de José Saramago, a 19 de Junho de 2010.

Lusa/SOL