Dois suicídios em Paços de Ferreira num mês

Dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira suicidaram-se no espaço de um mês. No dia 19 de Maio, um homem de 34 anos, condenado a um ano e 9 meses pelos crimes de furto qualificado e de falsidade de depoimento e de declarações, foi encontrado enforcado na sua cela – um cenário que…

Fonte oficial da Direcção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) negou ao SOL que “qualquer dos reclusos tenha sido assistido clinicamente e/ou tenha apresentado queixa por ter sido objecto de qualquer tipo de agressão, nomeadamente por parte de companheiros” de cela – como noticia hoje o Correio da Manhã. 

A DGRSP acrescenta que, em ambos os casos, foram feitas as comunicações oficiais às autoridades, tendo sido determinada a abertura de um inquérito, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção (coordenado por um magistrado do Ministério Público).

Entre 1 de Janeiro e até à data, houve quatro suicídios em todo o sistema prisional. Em 2011 registaram-se oito casos, em 2012 houve 16 e no ano passado 13 mortes por suicídio.

sonia.graca@sol.pt