Casa Real espanhola tem ‘novo’ site

A Casa Real renovou hoje a sua página na Internet depois do início do reinado de Felipe VI, reflectindo as mudanças na composição da nova família real e incluindo um livro de visitas ‘electrónico’ onde os cidadãos possam deixar mensagens.

A família real é composta, a partir de hoje, pelos reis Felipe VI e Letizia, pelos reis Juan Carlos e Sofia (mantêm os títulos), pela princesa das Astúrias, Leonor, e pela sua irmã, Sofia.

Saem assim da página web oficial as irmãs de Felipe, as infantas Elena e Cristina, que até agora tinham um perfil próprio na página, com biografia e agenda oficial, permanecendo apenas reflectidas no histórico de actividades prévias à sucessão.

Estreiam perfil no site as princesas Leonor e Sofia, que têm a partir de hoje biografias e fotos oficiais.

A página da Casa Real é, desde cerca das 04:00 de hoje, dominada por um especial dedicado aos actos de proclamação de Felipe VI e inclui um espaço onde se pode ver em directo os actos da cerimónia.

Os cidadãos que o pretendam podem ainda deixar mensagens no livro de visitas, apesar da Casa Real destacar que, dada o previsível elevado volume de mensagens, não se deverão enviar respostas personalizadas.

Finalmente, a página web tem também o escudo real próprio de Felipe VI, onde se eliminam certos elementos, como as flechas dos reis católicos e a cruz vermelha de Borgonha, que eram ornamentos personalizados na figura de Juan Carlos.

Lusa/SOL