9 dicas para poupar a bateria do seu iPhone

É o drama da grande maioria dos utilizadores dos iPhones: Ainda vamos a meio do dia e o símbolo da bateria do nosso smartphone já está encarnado.

A verdade é que o nosso telemóvel já não serve só para telefonar e mandar mensagens. Usamos várias aplicações para gerirmos o nosso dia, vermos a caixa de e-mail, contactarmos com as pessoas, ver vídeo, ouvir música, etc. e todas essas tarefas que realizamos ‘comem-nos’ a bateria num instante.

“O desgaste contínuo a que a bateria é sujeita, devido a todas as funcionalidades que os smartphones oferecem, reflecte uma autonomia bastante limitada”, explica Ruben Silva, responsável pela suporte técnico Apple da PC.Clinic. Assim sendo, aqui ficam 9 dicas que o podem ajudar a poupar a bateria do seu iPhone e a não ficar incontactável nas piores alturas:

1.    Desligar Bluetooh e Wifi

“O facto de termos estas funcionalidades sempre activas implica que o equipamento esteja constantemente a procurar redes ou dispositivos, provocando assim um maior consumo da bateria”, explica Ruben Silva. Se sabe que não vai precisar de usar a Internet ou de fazer a transferência de dados, não se esqueça de desligar estas funcionalidades. 

2.    Desligar 3G/4G 

“Se não necessitamos constantemente de acesso à Internet e/ou estamos numa área com baixa cobertura 3G/4G, a sua desactivação pode poupar a energia da bateria, já que, [como no ponto anterior], os dispositivo estão constantemente a procurar o melhor serviço, o melhor sinal”, afirma.

3.     Notificações por PUSH

“Outra das soluções para podermos poupar bateria é a desactivação das notificações por “PUSH”, uma vez que estas exigem que o equipamento fique em constante comunicação com os servidores da Apple”, disse. Este termo refere-se aos avisos que aparecem como ‘pop-up’, ou alerta, cada vez que tem que fazer uma actualização do sistema ou de uma aplicação. 

4.     Configuração de e-mail

Para poupar energia, o melhor é configurar o e-mail para “actualizar manualmente”, e não automaticamente, ou “configurar um ‘delay’ de recepção de hora a hora”, explica Ruben Silva.

5.     Serviço de localização  

Para além das questões de segurança, “a desactivação do serviço de localização, ou apenas a limitação das aplicações que podem usar este serviço, também ajuda a aumentar a duração da bateria”, afirma. 

6.     Reduzir a luminosidade/brilho do ecrã

“A redução da intensidade da luminosidade de brilho no ecrã para 50% irá elevar à durabilidade da utilização do equipamento”, disse ao SOL Ruben Silva.

7.     Desligar o modo vibrar

Ao desligar esta função, estamos também a desconectar “um pequeno motor responsável por fazer ‘vibrar’ o equipamento”, o que irá ajudar a poupar muita energia.

8.     Não usar wallpaper dinâmico 

O melhor é optar por uma imagem fixa, pois o movimento do wallpaper exige muito do seu telefone, ‘comendo’ muita bateria.

9.     Desligar a actualização de aplicações em segundo plano

“Algumas aplicações, em alguns sistemas, permitem a actualização da mesma a intervalos regulares, sem que a estejamos a utilizar, para que quando a vamos abrir tenha o conteúdo mais recente (o Facebook, por exemplo). Isto significa que, mesmo que quando achamos que o nosso smartphone está inactivo, o dispositivo está a gastar bateria”, explica Ruben Silva.

joana.alves@sol.pt