Detectado erro nos critérios de correcção do exame nacional de Português

A Associação de Professores de Português (APP) detectou um erro nos critérios de correcção do exame nacional do 12.º ano que pode valer 0,5 valores na nota dos alunos.

Detectado erro nos critérios de correcção do exame nacional de Português

O erro, explicou à Lusa a presidente da APP, Edviges Ferreira, encontra-se nos critérios de correcção para a questão 2.3 do Grupo III do exame nacional, segundo os quais os alunos teriam que identificar uma frase específica como um "acto ilocutório compromissivo".

Edviges Ferreira afirmou que para a frase em questão os critérios de correcção deviam indicar como resposta correta "acto ilocutório assertivo", por se tratar da opinião da autora do texto e não de uma posição global de compromisso futuro.

A situação foi detectada mais tarde do que a APP gostaria, uma vez que os critérios de correcção não foram enviados com a antecipação habitual, e desde então, frisou Edviges Ferreira, a associação tem sido "inundada com imensos telefonemas" de professores que querem saber como é a correcção correta.

"Meio valor em 20 não é nada, mas para um aluno que tenha uma nota de 9,1, e que respondendo 'acto ilocutório assertivo' teria mais 0,5 valores, porque essa é a resposta correta, isso pode significar a diferença entre ficar aprovado ou reprovado", sublinhou a professora.

Edviges Ferreira disse que já contactou o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) a dar conta do erro e a pedir que, "pelo menos, sejam aceites como corretas as duas respostas", ainda que considere que 'acto ilocutório compromissivo' está errado.

A Lusa contactou o IAVE para saber que posição pretende tomar em relação ao assunto e aguarda uma resposta.

Lusa/SOL