Novos reis de Espanha visitam Portugal a 7 de Julho

Felipe VI e Letizia vão visitar o Vaticano no dia 30, na primeira das suas viagens internacionais como monarcas de Espanha, seguindo-se Portugal a 7 de Julho e depois Marrocos e França, anunciaram hoje fontes oficiais.

Novos reis de Espanha visitam Portugal a 7 de Julho

Segundo as mesmas fontes, citadas pela agência Efe, está prevista uma visita oficial a Portugal dia 7 de Julho e a Marrocos dia 14, enquanto a viagem a França ainda não tem data marcada.

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, já tinha convidado os novos monarcas espanhóis a visitar o país, quando enviou a sua felicitação no passado dia 19, expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém "laços especiais de amizade".

As mesmas fontes precisaram que o facto de a primeira visita oficial dos monarcas ser ao Vaticano, onde serão recebidos pelo papa Francisco, não tem nada a ver com tradições nem com a ausência de símbolos e cerimónias religiosas nos actos do dia da proclamação de Felipe VI.

Felipe e Letizia deslocaram-se à Santa Sé em Março de 2013 para assistir à missa solene de início de pontificado do actual papa, a quem o príncipe das Astúrias convidou a visitar Espanha.

Após a viagem a França, onde se reunirão com o Presidente François Hollande, Felipe e Letícia foram convidados a assistir, a 4 de Agosto, em Liège, na Bélgica, aos actos comemorativos do centenário da primeira guerra mundial.

Está também sobre a mesa a participação de Felipe VI na delegação espanhola que irá a Nova Iorque para participar na assembleia-geral das Nações Unidas, em Setembro.

Lusa/SOL