Socialistas de cabeça quente

A comissão nacional do PS tem tido momentos quentes, com gritos e acusações à mistura. Depois de a presidente do partido, Maria de Belém, ter recusado incluir na ordem de trabalhos o congresso pretendido por Costa, dispararam as intervenções acaloradas.

O duelo entre Jorge Lacão, apoiante de Costa, e António Galamba, membro da direcção de António José Seguro, envolveu acusações mútuas. Lacão tinha acusado Seguro de ter procedido à blindagem dos estatutos do partido, impedindo eleições antecipadas para líder. Galamba, em tom alterado, respondeu que Lacão mentia. E pediu à Mesa para entregar ao deputado uma cópia dos estatutos, de 2010, antes de Seguro ser líder, para mostrar que os estatutos não foram alterados no modo da eleição do líder.

Segundo fonte socialista, Galamba terá gritado com Lacão e dito “sei demasiado, estou aqui há 25 anos”. O dirigente do PS acusou ainda a ala costista de ter faltado ao último debate quinzenal.

Depois do chumbo do congresso extraordinário, sucederam-se as inscrições de um lado e de outro, o que aumentou o tom da discussão.

Por entre os ânimos exaltados, também tem havido apelos à calma. Foi o caso de Pedro Delgado Alves, deputado e apoiante de António Costa, que pediu “tranquilidade”.

manuel.a.magalhães@sol.pt