Portugueses são os que mais gostam de ter lugar à janela num avião

Os portugueses são os passageiros da Europa que mais gostam de sentar-se à janela quando viajam de avião. A conclusão é da companhia aérea Easyjet que questionou mais de 10.000 viajantes europeus quanto aos seus lugares preferidos e cruzou as respostas com as escolhas feitas pelos seus clientes quando reservam assentos. 

“Os portugueses são os que mais apaixonadamente preferem sentar-se à janela”, com 80% a indicarem esta opção como a sua favorita para andar de avião, revela a low cost britânica, num comunicado divulgado recentemente. Seguem-se os checos (67%) e os franceses (66%).

Os passageiros portugueses destacam-se assim nesta tendência universal, já que, no total dos inquiridos, 59% mencionaram esta preferência. Apreciar a paisagem, não ser incomodado por passageiros que querem movimentar-se durante o voo, ter mais espaço para encostar a cabeça e dormir, ou simplesmente ver o que se passa lá fora para poder acalmar os nervos são as justificações dadas para escolher a janela, evidencia a Easyjet.

Por idades, são os mais novos, com menos de 25 anos, que gostam mais destes assentos, sobretudo para poderem tirar fotografias. À janela também é mais provável encontrar mulheres do que homens, uma vez que os passageiros do sexo masculino preferem voar nos lugares junto aos corredores.

“Quanto mais velhos são os passageiros, mais populares são os lugares junto aos corredores” afirma o director comercial da companhia, Peter Duffy, frisando que esta opção também é comum entre viajantes de negócios ou que entre aqueles que se deslocam para a sua segunda residência, para poderem sair do avião com mais rapidez.

Outra motivação para viajar na coxia relaciona-se com a maior facilidade em circular durante a viagem, por exemplo, para ir à casa-de-banho.

No total, 38% dos passageiros da Easyjet revelaram gostar mais de se sentar nos lugares junto ao corredor, sendo estes lugares particularmente apreciados pelos holandeses e germânicos.

Só 3% admitiram optar pelo lugar do meio, normalmente para permitir que o seu companheiro ou companheira ocupe o lugar da janela ou da coxia.

A análise da low cost britânica concluiu ainda que as cadeiras do lado direito do avião são mais populares que as do lado esquerdo. E as filas 6 e 7 são as que se vendem mais rapidamente. Detalhando, o lugar 7F é o lugar mais cobiçado entre os europeus. Ao contrário, o 19C é o menos pretendido.

ana.serafim@sol.pt