México, uma selecção de se tirar o sombrero

Se vir a selecção do México na rua (é pouco provável, sabemos) e se for de sombrero (sim, ainda mais improvável), tire-o em deferência, respeito e gratidão. Porque o México merece. Venceu a Croácia por 3-1, está nos oitavos-de-final e vai defrontar a Holanda, vencedora o Grupo B.

México, uma selecção de se tirar o sombrero

Quer dizer. Isto para o México são “peeners”. Só dois países passaram a fase de grupos nos últimos seis Mundiais (1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014). Brasil e… México. A Alemanha é a única que lhes pode juntar.

Mas há mais. O México bateu o pé ao Brasil – e na sua casa (não é para todos). Venceu os Camarões na estreia e goleou a Croácia no jogo decisivo, quando os dois lutavam por uma vaga. E com tantos golos (esteve nos 3-0) ainda ameaçou o primeiro lugar do Brasil. Não é de tirar o sombrero?

Veja os golos AQUI.

No primeiro tempo, o portista Herrera atirou uma bola ao poste. Mas os croatas nem assim acreditaram. Na segunda parte, pronto, não deram hipóteses e encostaram os croatas.

Outra ao poste, uma salva em cima da linha de golo , um penálti que não foi marcado – ufa. Fizemos as contas e se isto tudo tem entrado, estes golos dariam o primeiro lugar. E um confronto com o Chile. Mas isso fica para o Brasil.

Nos últimos vinte minutos é que foi.

O capitão Rafa Márquez deu o exemplo – ele que anda a marcar há três Mundiais seguidos. Simisso é inédito num defesa. Ele é único. E ainda assistiu para um golo. Três minutos depois, foi Guardado. Mais dez minutos e apareceu finalmente o golo de Chicharito. 3-0.

O máximo que a Croácia conseguiu foi um golito. Perisic salvou a honra. Mas o baile estava dado. À mexicana.

 

FICHA DE JOGO

Estádio Arena Pernambuco, Recife.

Golos

0-1 por Rafa Márquez, aos 72.

0-2 por Guardado, aos 75'.

0-3 por Chicharito, aos 82'.

1-3 por Perisic, aos 87'.

 

Equipas

Croácia

Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren, Pranjic; Modric, Rakitic, Perisic; Kovacic, Olic e Mandžukic.

Suplentes

Subasic, Zelenika, Schildenfeld, Vida, Vrsaljko, Badelj, Brozovic, Sammir, Vukojevic, Eduardo, Jelavic, Ante Rebic.

México

Ochoa; Aguilar, Rodríguez, Márquez, Moreno; Miguel Layún, Vázquez, Héctor Herrera, Guardado; Peralta e Giovani.

Suplentes

Corona, Talavera, Diego Reyes, Salcido, Isaac Brizuela, Javier AquinoMarco Fabián, Peña, Miguel Ponce, Alan Pulido, Chicharito, Raúl Jiménez.

 

Árbitro

Ravshan Irmatov (Uzbequistão)

Assistentes

Abduxamidullo Rasulov (Uzbequistão)
Bakhadyr Kochkarov (Quirguistão)

4.º árbitro

Alioum (Camarões)

 

TEMPO

Com nuvens
26°C 
16m/s vento
82% humidade

 

 

SOL