Festival Ao Largo arranca dia 26

O Festival Ao Largo abre no dia 26, com a comemoração dos 70 anos do Coro do Teatro de S. Carlos, e até dia 27 de Julho apresentará um cartaz que inclui vários concertos e um bailado

Festival Ao Largo arranca dia 26

Do cartaz, hoje apresentado, faz parte uma homenagem à soprano Elisabete de Matos, com a participação do barítono Sergei Leiferkus, e a actuação, entre outros, da Orquestra Sinfónica Portuguesa, da Orquestra Metropolitana, da Companhia Nacional de Bailado, da banda sinfónica da GNR e da Orquestra Chinesa de Macau. 

O Festival Ao Largo, que se realiza tradicionalmente no começo do verão no largo fronteiro ao Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, é uma iniciativa do Organismo de Produção Artística (Opart), que tutela o TNSC, com os respectivos corpos artísticos, nomeadamente a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro e a Companhia Nacional de Bailado.

A homenagem a Elisabete Matos, com a direcção musical de John Neschling, realiza-se nos dias 18 e 19 de Julho, com a participação da cantora, que o pianista Adriano Jordão, administrador do Opart, aponta como "a maior e mais actual referência portuguesa do canto lírico".

Além da "participação especial" do barítono russo Sergei Leiferkus, que já actuou para plateias portuguesas, e faz parte do cartaz do Festival de Sintra deste ano, no concerto de homenagem à soprano portuguesa participam ainda os cantores líricos Dora Rodrigues, Paulo Ferreira e Carlos Guilherme, estando por confirmar a presença do barítono João Merino.

Completam o cartaz destas duas noites, o Coro do TNSC, o Coro Juvenil de Lisboa e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

No dia 14 de Julho celebra-se França, com o espectáculo "French Swing Café", com Sylvie C acompanhada por Gabriel Godoy (guitarra), Jorge A. Silva (piano e acordeão), Rui Silva (contrabaixo), Milton Batera (bateria) e Jean-Marc Charmier (trompete). O programa é constituído por canções como "C'est si bon", "For me, Formidable" e "Et Si Tu n'existais Pas".

A Orquestra Chinesa de Macau actua no dia 16 de Julho, sob a direcção de Pang Ka Pang, e conta com a participação da fadista Maria Ana Bobone, sendo ainda solistas Deng Li (pipa), Jia Lei (sheng) e Tian Ding (suona).

A orquestra foi constituída em 1987 pelo Instituto Cultural de Macau e é formada por 34 músicos que tocam instrumentos tradicionais chineses. 

O concerto que apresentam no Festival inclui peças de Shi Wanchun, Huang Huaihai, Xiao Jiang e ainda "Fado Xuxu", "Auto Retrato" e "José embala o Menino", entre outros.

Uma das parcerias do certame é com o Festival Cistermúsica, do concelho de Alcobaça, no âmbito da qual, nos dias 04 e 05 de Julho, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a batuta de Emil Tabakov, interpreta três poemas sinfónicos.

O programa, proposto pelo compositor Alexandre Delgado, director artístico do Cistermúsica, é constituído por "In Memoriam Alexandre Herculano", de Frederico de Freitas, "Tamara", de Mily Balakirev, "Dom Quixote", de Richard Strauss, e ainda a Fantasia para trombone e orquestra, de Paul Creston.

No concerto do dia 05 de Julho, são solistas a violoncelista Irene Lima e o trombonista Gabriel Antão, não sendo conhecidos ainda os solistas do dia 06.

O Festival ao Largo encerra com a apresentação do bailado "Orfeu e Eurídice", de Christoph Willibald Gluck, segundo coreografia de Olga Roriz, nos dias 25, 26 e 27 de Julho.

Do cartaz do festival faz ainda parte a actuação da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional, com o Coro Juvenil da Escola de Música do Conservatório, no dia 17 de Julho, o concerto "Noite Russa", pela Sinfónica Portuguesa, sendo solista o violinista Ilya Grubert, nos dias 10 e 11 de Julho, a actuação da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Artes do Montijo, sob a direcção de Francisco Sequeira, no dia 09 de Julho, e o concerto pela banda sinfónica da GNR, sob a batuta de João Cerqueira, no dia 03 de Julho.

Completam a programação do Festival a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que toca Mozart e Luís de Freitas Branco, no dia 01 de Julho, sob a direcção de Pedro Amaral, o Coro Juvenil de Lisboa que, com Nuno Margarido Lopes, na direcção e no acompanhamento ao piano, actua no dia 02 de Julho, interpretando coros de zarzuelas.

Lusa/SOL