Olival alfacinha

Bienal do Azeite tem lugar em Castelo Branco em Julho, mas antes apresenta-se em Lisboa para dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal.

Na próxima sexta-feira, entre as 14h30 e as 19h, a Praça Luís de Camões, em Lisboa, vai transformar-se num olival em antecipação da Bienal do Azeite 2014 que terá lugar em Castelo Branco, entre os dias 4 e 6 de Julho. Neste evento na capital, serão feitas provas de azeite e azeitona de mesa, na presença de representantes de todas as regiões produtoras, desde Trás-os-Montes à Beira Alta, não esquecendo a Beira Baixa, o Ribatejo e Alentejo.

Segundo dados da Casa do Azeite, Portugal pode considerar-se auto-suficiente na produção de azeite, com uma produção de 91 mil toneladas na campanha de 2013/2014, tendo atingido o recorde de produção dos últimos 50 anos. No entanto, o consumo situa-se à volta das 78 mil toneladas, o mais baixo entre os principais países produtores da União Europeia, atrás de Espanha, Itália, e da Grécia. A IV Bienal do Azeite 2014 pretende por isso continuar a desenvolver o sector e afirmar-se como plataforma de encontro, tendo como principal objectivo a promoção e divulgação da azeitona, do azeite e dos seus produtos associados.

patricia.cintra@sol.pt