Cultura

5 músicas para assinalar os cinco anos da morte de Michael Jackson

1. Thriller (1983)

Lançado em Novembro de 1983, esta música fazia parte do sexto álbum do cantor (com o mesmo nome). Ficou conhecido pelo seu vídeo, que retrata um ataque de zombies.

2. Billie Jean (1983)

Escrita e composta por Jackson, esta música venceu dois Grammys e foi considerada pela revista Rolling Stone como a 58ª melhor música na tabelas das ‘500 Melhores Canções de Todos os Tempos’. Foi também ao som de ‘Billie Jean’ que Michael Jackson fez no seu primeiro ‘moonwalk’ ao vivo.

3. Beat It (1983)

Também do álbum ‘Thriller’, esta canção foi escrita pelo próprio Michael Jackson e o seu vídeo (tal como o de ‘Thriller’) ajudou o cantor a tornar-se num ícone da música pop.

4. Smooth Criminal (1988)

‘Smooth Criminal’ conta a história de uma rapariga, Annie, que foi atacada por um criminoso (‘smooth criminal’)  no seu apartamento. Vendeu cerca de 7.5 milhões de cópias e chegou a número sete no Top 100 da tabela Billboard. 

5. They Don’t Care About Us (1996)

Esta é uma das mais controversas músicas Jackson: foi reescrita por a letra ser considerada anti-semita. Para esta música foram feitos dois vídeos, ambos do realizador Spike Lee. Um deles foi filmado na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro, e em Salvador da Bahia – ainda hoje os baianos relembram o dia em que o rei da pop esteve na cidade. 

rita.porto@sol.pt

 

Cinco anos depois da morte do rei da pop, o SOL seleccionou cinco músicas que marcaram a carreira de Michael Jackson - não queremos com isto dizer que são as melhores, isso deixamos ao critério de cada leitor.