Allez França, adiós Equador

A raça e o espírito guerreiro de nada valeram ao Equador, que se tornou a única equipa sul-americana a dizer adeus ao Mundial-2014. O nulo frente à França (0-0) deixou os equatorianos de fora dos relvados do Brasil, já que no outro jogo do Grupo E, a Suíça goleou as Honduras (3-0) e carimbou o segundo…

Allez França, adiós Equador

Num jogo onde estavam obrigados a somar os três pontos, devido à igualdade pontual com os suíços, o Equador foi vítima de si próprio. Após uma primeira parte desinspirada no Maracanã, de parte a parte, uma expulsão de Antonio Valencia precipitou o adeus. A inferioridade numérica condicionou a reacção sul-americana e a França aproveitou para gerir o encontro.

Um empate chegava, por isso, os franceses nunca carregaram no acelerador. Do outro lado da barricada a entrega foi total, mas mais em esforço do que com jeito. O tempo foi passando e o marcador acabou a zero. Não interessava, o objectivo principal estava cumprido. Primeiro lugar garantido para os pupilos de Deschamps e encontro marcado com a Nigéria nos 'oitavos', a segunda classificada do Grupo F. A Suíça ficou com a última vaga do grupo e vai medir forças com a Argentina, líder do grupo dos africanos.