Portugal despede-se do Mundial

Portugal ganhou ao Gana (2-1), mas ficou de fora dos relvados do Mundial. Eliminação precoce da Selecção Nacional, que se classificou em terceiro no Grupo G. A Alemanha segurou a liderança frente aos EUA (1-0), que ficaram com a última vaga do grupo para os ‘oitavos’. O gana foi último.

Portugal despede-se do Mundial

Paulo Bento era um homem resignado no final do encontro: "O balanço é negativo. Não alcançámos o primeiro objectivo que tínhamos. Pela forma como decorreram os três jogos, tivemos o que merecemos, no fundo. As duas equipas que passam acabam por merecer".

Apesar da frustração, o técnico não pensa abandonar o 'barco' e mantém-se de pedra e cal na Selecção. "A opinião manteve-se após 24 horas", explicou.

O adeus ao Brasil era anunciado, dados os deslizes nos dois primeiros jogos da fase de grupos, e apesar da vitória frente ao Gana, os alemães não ajudaram. Portugal precisava de anular uma diferença de cinco golos para o registo dos EUA para conseguir marcar presença nos 'oitavos'. Os pupilos de Paulo Bento até derrotaram os africanos, mas o triunfo da Alemanha (1-0) sobre a equipa de Jurgen Klinsmann foi insuficiente.

Com a eliminação de Portugal, a Alemanha torna-se o único dos quatro semifinalistas do último Euro a salvar-se do adeus precoce. Do outro lado da barricada, o Gana caiu pela primeira vez na fase inicial da prova. Mas Asamoah Gyan até teve razões para sorrir: apontou o golo de honra dos ganeses e superou Roger Milla (5) como o africano com mais golos na história do Mundial.

Menos sorte teve Cristiano Ronaldo, que foi atingido por uma maldição. Nunca um Bola de Ouro venceu o Campeonato do Mundo. O internacional português, vencedor do galardão em 2013, foi mais uma vítima. Ainda assim, assinou o seu nome na lista de marcadores e tornou-se o primeiro jogador nacional a marcar em três edições da Copa.

O autogolo de Afful, defesa ganês, ainda levou Portugal a sonhar, mas o Brasil acabou por se tornar uma má recordação para as ambições lusas.

 

Recorde todas as incidências do jogo:

FIM DO JOGO – Portugal 2-1 Gana – Desilusão na cara dos jogadores da Selecção Nacional, são vários os jogadores que não escondem as lágrimas. Beto, lesionado perto do fim do jogo, está inconsulável. Paulo Bento tenta dar ânimo aos seus pupilos.

91' – Toque acrobático de Ronaldo quase deu golo. A bola teima em não entrar.

84' – Varela remata à figura.

79'GOLO DE RONALDO! Confusão na área do Gana e Ronaldo encosta para golo. (Portugal 2-1 Gana)

76' – Cartão amarelo para Jordan Ayew por falta dura sobre William Carvalho.

73' – Ronaldo foi derrubado na área adversária. Os jogadores portugueses pediram penálti, mas nada foi assinalado.

66' – Remate de Atsu muito por cima.

60' – Waris teve na cabeça o golo da reviravolta do Gana. A bola passou perto do poste.

56'GOLO DO GANA! Gyan tinha avisado. Desta vez não falhou. Solicitado num cruzamente da direita, desviou de cabeça para o fundo das redes de Beto. (Portugal 1-1 Gana)

52' – Toques de habilidade entre Ronaldo, Moutinho e Nani, dentro da área adversária, quase deram em golo.

50' – Gyan volta a testar a atenção de Beto. Mais um remate muito perto do alvo.

45' – Recomeça o segundo tempo.

INTERVALO – Portugal está a cumprir a sua parte, mas precisa da ajuda da Alemanha, que se encontra empatada, no outro jogo do Grupo G, com os EUA (0-0). O bilhete dos 'oitavos' está, neste momento, à distância de mais três golos e uma vitória dos alemães.

44' – Nani envia a bola para a bancada.

42' – Os jogadores do Gana pedem penálti dentro da área de Portugal. O árbitro manda seguir.

39' – Cartão amarelo para Afful.

30'GOLO DE PORTUGAL! Auto-golo de Boye. Está feito o primeiro golo da partida. (Portugal 1-0 Gana)

22' – Gyan volta a ameaçar a baliza de Beto. Jogo muito disputado em Brasília.

19' – Beto, com uma defesa por instinto, evita o primeiro golo do Gana.

18' – A reacção de Dauda ao cabeceamento de Ronaldo:

 

18' – Cruzamento da direita de João Pereira e Ronaldo, no interior da área, cabeceou à figura do guardião ganês. Perdida incrível para Portugal.

12' – Ronaldo envia um míssil de livre. Dauda teve dificuldades em suster o remate do internacional português. Mais um lance de perigo para os pupilos de Paulo Bento.

5' – Primeiro lance de perigo para Portugal. Ronaldo envia a bola à barra. Esteve à vista o primeiro golo da partida.

4' – Jogo muito disputado na parte central do campo.

0' – Apito inicial. Sai Portugal com bola.

Início do jogo

 

Estádio Nacional, Brasília

Equipas

Portugal

Beto; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Miguel Veloso; William, Moutinho e Ruben Amorim; Nani, Cristiano Ronaldo e Éder.

Gana

Dauda; Afful, Boye, Mensah e Asamoah; Badu e Rabiu; Atsu, Andre Ayew, Gyan e Waris.

Árbitro

Nawaf Shkralla (Bahrein)

Assistentes

Yaser Tulefat (Bahrein)

Ebrahim Saleh (Bahrein)

4.ª Árbitro

Wilmar Roldan (Colômbia)

Tempo

Sol

26°C 

21m/s vento

50% humidade

hugo.alegre@sol.pt