O mundo de Andreia

Na idade em que se começam a fazer planos para o futuro, Andreia Rodrigues estava longe de se imaginar um dia no pequeno ecrã. “Achava que ia seguir Química Aplicada ou Biologia Marinha”, recorda a apresentadora de 30 anos. Aos 16 anos – conta – “encontrei alguém da l’Agence [agência de moda] que me lançou…

Em 2004, participou no concurso televisivo O Sonho de Mulher. “Numa fase inicial quis desistir porque não queria abdicar de três meses da minha vida. Aquilo que me fez ficar foi o ambiente vivido por toda a produção. Mostrou-me que era por ali que eu queria seguir o meu caminho”. Um caminho ligado à apresentação, ao “contacto directo com as pessoas”.

Quatro anos mais tarde, surgiu a oportunidade de representar Portugal no concurso Miss Mundo e rumou para a África do Sul por um mês. Uma experiência que recorda acima de tudo pelo país  que conheceu. “Quase todas as candidatas estão ali com o objectivo de ganhar, portanto vale tudo. Mas vim de lá extraordinariamente fascinada com o país, a África do Sul é um país maravilhoso. Costumo dizer que houve uma parte de mim que ficou lá e tenho que ir lá buscá-la [risos]”.

Antes de partir, Andreia foi contactada pela produção do programa Fama Show para enviar um diário semanal da sua experiência no continente africano. Alguns meses após o regresso, foi seleccionada para integrar o programa. “Precisavam de alguém que fizesse essa substituição de forma temporária, mas as coisas correram bem e acabei por ficar”.

Integrou a equipa do Fama Show durante mais de quatro anos, tempos que a apresentadora descreve como de “muita aprendizagem”, destacando alguns momentos marcantes: passar um dia como recruta, fazer bungee jumping ou entrevistar o actor brasileiro Reynaldo Gianecchini. A saída do programa deu-se por achar “que estava na altura de fechar aquele ciclo”.

Mas foi com o programa Gosto Disto, que co-apresenta com César Mourão, que sentiu “um contacto maior com o público”, principalmente o mais jovem: “Sou fascinada pelo mundo dos mais pequenos”. E, garante, a proximidade não a incomoda. “Ficaria triste se o contrário acontecesse porque é aqui que percebo o efeito que o meu trabalho produz nos outros”.

Foi essa mesma paixão que levou a apresentadora a criar O Gato Zorro e o Arco-Íris, uma aplicação gratuita e disponível para iPad, Android e iPhone. O projecto consiste num conto inspirado no seu gato. A apresentadora escreveu, deu voz e desenhou. “Achei que fazia todo o sentido criar algo que fosse um livro e também um jogo. Um espaço onde as crianças pudessem desenhar e interagir com a história. No final, são eles que realizam o desejo do Zorro”.

A televisão continua a ser, no entanto, a sua principal actividade. No canal SIC Caras é uma das apresentadoras do programa Passadeira Vermelha, um talk-show em directo sobre o que se passa no mundo das celebridades. E em A Vida Antes da Fama leva pessoas conhecidas do grande público a locais da sua infância. Fá-lo de corpo inteiro: “Em todos os programas, quem está ali é a Andreia Rodrigues e não uma personagem”.

O seu mais recente desafio é como repórter de exteriores no Sabadabadão, o programa de horário nobre da SIC apresentado por Júlia Pinheiro e João Baião. Está a cumprir um desejo antigo: “Há muito que queria estar em contacto directo com as pessoas. Tenho a oportunidade de jogar com elas e de lhes possibilitar ganhar prémios”. 

rita.porto@sol.pt