UE assina acordos com Ucrânia, Geórgia e Moldávia

A União Europeia assinou hoje, em Bruxelas, acordos de associação com a Ucrânia, Geórgia e Moldávia que, sublinhou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, “não são contra ninguém”.

A assinatura destes acordos teve lugar em Bruxelas, antes do início do segundo dia de trabalhos do Conselho Europeu, com a presença do Presidente de Ucrânia, Petró Poroshenko, do primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Garibashvili, e do primero-ministro de Moldávia, Iurie Leanca.

Os acordos assinados com os três países "são positivo e não são contra ninguém", frisou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, aludindo à oposição de Moscovo a estas parcerias.

O chefe do executivo comunitário salientou que os acordos não têm como objectivo "a competição ou a intromissão nas relações dos nosso parceiros com quaisquer vizinhos. Estes acordos são para alguma coisa – não são contra ninguém".

"Os acordos que assinamos hoje são os mais ambiciosos em que a União Europeia participou até hoje", sublinhou Durão Barroso, acrescentando que permitirão que "os parceiros façam reformas, consolidem o Estado de direito e a boa governação, bem como dar um ímpeto ao crescimento económico na região ao garantir o acesso ao maior mercado mundial e ao encorajar a cooperação através de uma larga oferta de sectores".

Por seu lado, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, considerou que hoje é "um grande dia para a Europa".

Lusa/SOL