Retratos de lisboetas na Calçada da Rua Augusta

A calçada da Rua Augusta, em frente ao Museu do Design e da Moda (Mude), em Lisboa, vai ser decorada com retratos de moradores de bairros típicos de Lisboa, no âmbito do projecto mundial de um artista francês.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Mude, a calçada "humaniza-se com os rostos e expressões de vários moradores anónimos de alguns dos bairros típicos lisboetas, de Alcântara à Mouraria", entre os dias 3 e 10 de Julho.

"Inside Out Alfacinha", da responsabilidade de Vasco Lima Mayer e Carlota Meirelles, com o apoio do Mude, é parte de um projecto muito maior iniciado pelo fotógrafo francês JR.

No projecto "Inside Out", as pessoas são desafiadas a enviar retratos em formato digital para o fotógrafo, que garante imprimi-los. Os cartazes são depois reenviados aos autores das imagens para serem exibidos nas suas comunidades.

A equipa Inside Out Alfacinha fotografou 84 pessoas durante os meses de Dezembro de 2013 e de Janeiro deste ano.

A inauguração desta exposição está marcada para sexta-feira ao final no dia na Rua Augusta, em frente ao museu.

Em Portugal, o projecto do francês JR já inspirou também, pelo menos, um grupo de Lisboa a levar a cabo em Setembro de 2011 a acção "Um de Nós", na zona de Alcântara, os organizadores do WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, que, também em 2011, decoraram paredes de antigas fábricas de lanifícios da cidade com os retratos de pessoas que ali trabalharam, e um grupo de três amigas a colarem retratos na Avenida da Índia.

Lusa/SOL