Madeira duplica padres com torneio de futebol

A Madeira tem pouco mais de 90 sacerdotes para acudir às 96 paróquias, mas esta semana, por força da realização de um torneio nacional de futebol de 5 exclusivamente para padres, duplica temporariamente o número de clérigos.

Inserido nas comemorações dos 500 anos da Diocese do Funchal, a Madeira acolhe o IX Clericus Cup, um campeonato nacional de futsal disputado por oito equipas formadas exclusivamente por padres. No torneio, que arranca amanhã e decorre até quinta-feira, em três pavilhões (Club Sport Marítimo, Clube Desportivo dos Prazeres e Salesianos), vão participar 110 sacerdotes portugueses oriundos das várias dioceses do país.

Os padres chegaram hoje à Madeira e o primeiro encontro acontecerá na eucaristia, às 17 horas, na Igreja do Colégio, presidida pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho.  “Com este grande acontecimento desportivo, queremos não só valorizar a prática desportiva, mas também a comunhão, a unidade e a solidariedade entre as igrejas”, explica o vigário-geral da diocese do Funchal, o cónego José Fiel de Sousa.

O sorteio realizado ontem seguiu os regulamentos da FIFA: o campeão nacional em título, a diocese de Braga, partiu como cabeça-de-série no pote A, enquanto a diocese do Funchal, enquanto organizadora, encabeçou o pote B. Braga é a favorita: além de campeã nacional em título, é a equipa onde alinha o padre que foi eleito no ano passado o melhor jogador europeu de futsal entre os seus pares. Braga vai defender o título medindo forças com Viana do Castelo, Viseu e Porto. Os madeirenses da diocese do Funchal defrontam Vila Real, Vicentinos e Lamego, na fase de grupos.