Partido Comunista da China expulsa general aposentado

Xu Caihou, ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, poderoso órgão do Partido Comunista da China (PCC), foi expulso esta segunda-feira do partido devido a uma suspeita de corrupção.

Partido Comunista da China expulsa general aposentado

A acusação, e consequente expulsão de uma das figuras de topo do comunismo chinês, resulta de uma investigação liderada pelo presidente Xi Jinping, que começou a 15 de Março, e que promete punir todas as figuras ligadas ao regime envolvidas em casos de corrupção, independentemente dos cargos que ocupam ou que ocuparam no passado.

O governo chinês, através de comunicado citado pela AP, informou que a equipa de investigação descobriu que Xu e os seus familiares receberam dinheiro e propriedades em troca de promoções e outros favores. “As investigações descobriram que Xu aproveitou-se do cargo para ajudar na ascensão de algumas pessoas e aceitou subornos”.

Xu Caihou era ainda membro do Politburo, o equivalente ao comité central do Partido Comunista Português, e é o militar mais velho envolvido numa operação de combate à corrupção.

Várias autoridades chinesas foram presas na sequência da campanha anti-corrupção liderada por Xi Jinping, Presidente de China, que reafirmou que serão punidos severamente todos os que forem apanhados nas malhas da corrupção.