Carlos do Carmo distinguido com um Grammy Latino

Carlos do Carmo irá receber um Grammy Latino este ano, na categoria Lifetime Achievement Award, que premeia aqueles cuja carreira foi marcante para o panorama musical mundial.

Carlos do Carmo distinguido com um Grammy Latino

Esta é a primeira vez que o prémio é atribuído a um artista português. 

A decisão do Conselho Directivo (Board of Trustees) da Latin Academy of Recording Arts and Sciences foi unânime, considerando, assim, que o fadista de 75 anos era o músico que devia ser agraciado este ano.

“Carlos do Carmos é considerado um dos grandes fadistas do seu tempo (…) A sua forma distinta de interpretar – devido ao seu timbre vocal e à sua afinidade com a música francesa e brasileira – criou um estilo único, tornando-o numa das vozes mais emblemáticas da música portuguesa”, lê-se no site da Academia Latina.

Para além de Carlos do Carmo, também Willy Chirino (Cuba), César Costa (México), Duó Dinámico (Espanha), Los Lobos (EUA), Valeria Lynch (Argentina) e Ney Matogrosso (Brasil) vão ser agraciados com este galardão.

Este prémio surge no ano em que o fadista celebra 50 anos de carreira. A distinção será entregue no dia 19 de Novembro, no MGM de Las Vegas, nos EUA.

(Actualizada às 13h13)