Céu muito nublado e chuva em todo o país

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, possibilidade de períodos de chuva fraca até ao início da manhã, aguaceiros durante a tarde, em especial nas regiões do interior norte e centro, onde há condições favoráveis à ocorrência de trovoada.     

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral e nas terras altas durante a tarde e pequena subida da temperatura máxima na região norte, em especial no litoral.

Na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento moderado de norte, sendo moderado a forte nas terras altas, rodando para nordeste a partir do início da tarde.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Bragança e Vila Real prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 23, Évora, Beja, Funchal e Santa Cruz das Flores 24, Braga e Viana do Castelo 25 e Guarda 18.

Três concelhos dos distritos de Setúbal e de Faro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informações disponíveis na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Santiago do Cacém e de Grândola (Setúbal), assim como Monchique (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou na terça-feira 22 incêndios, que foram combatidos por 418 operacionais, com o auxílio de 112 veículos.

Lusa/SOL