Sarkozy acusado de tráfico de influências

Depois de ter passado o dia de ontem detido, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi formalmente acusado de tráfico de influências e violação do segredo de justiça. O seu advogado, Thierry Herzog, e um juiz, Gilbert Azibert, foram também acusados.

Sarkozy acusado de tráfico de influências

Em causa está um presumível financiamento ilegal por parte de Muammar al-Khadafi para a sua campanha presidencial em 2007, avança o Diário de Notícias. Sarkozy, que foi alvo de escutas por parte das autoridades francesas, terá prometido ajudar o juiz francês a obter cargo no Mónaco em troca de informações sobre a investigação que estava a decorrer sobre o financiamento ilegal.

Os investigadores querem determinar se Sarkozy e alguns colaboradores “criaram uma rede de informadores que os mantinha ao corrente do estado dos processos judiciais que poderiam abalar a carreira” do ex-presidente.

Recorde-se que Sarkozy foi presidente de França entre 2007 e 2012, tendo perdido as eleições para o actual líder do país, o socialista François Hollande, em Maio de 2012.

SOL