Portugal está a emitir obrigações a 10 anos em dólares

O Tesouro português está hoje a colocar obrigações a 10 anos em dólares, com o sindicato bancário a oferecer um prémio de 265 pontos base, avança a agência de informação financeira Bloomberg.

A procura, de acordo com a Bloomberg, já terá ultrapassado os dois mil milhões de dólares (1,46 mil milhões de euros), o que permitiu baixar o 'spread' da emissão.

O sindicato bancário que está a gerir a emissão de obrigações com maturidade a Outubro de 2024 é composto pelo Barclays, Danske, HSBC e SG CIB.

O montante indicativo da emissão ainda não é conhecido.

De acordo com a agência, o Executivo de Pedro Passos Coelho terá como objectivo garantir, até final deste ano, cerca de dois terços dos recursos financeiros necessários para preencher as necessidades de financiamento de 2015.

A 11 de Junho, Portugal colocou 975 milhões de euros em Obrigações de Tesouro (OT) a 10 anos à taxa de juro média de 3,2524%, menos 0,3228 pontos percentuais do que no anterior leilão comparável de Abril.

O montante colocado foi, assim, superior aos 750 milhões de euros que correspondiam ao montante máximo indicativo.

A procura neste leilão de Portugal, o primeiro desde a saída da 'troika', atingiu 2.372 milhões de euros, 2,43 vezes superior ao montante colocado.

Em Abril, Portugal tinha colocado 750 milhões de euros em OT a 10 anos a uma taxa de juro média de 3,5752%. 

Lusa/SOL