Email enviado para endereço errado pode custar milhões à Goldman Sachs

Já lhe aconteceu enviar um email para um endereço errado? Pode ser embaraçoso, mas certamente não lhe sairá tão caro quanto o caso noticiado esta quarta-feira.

Segundo a Reuters, uma colaboradora externa do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs de Lloyd Blankfein (na foto) enviou informações “altamente confidenciais” de clientes para um endereço do Gmail desconhecido.

O banco não diz quantos clientes poderão ter sido afectados, mas o incidente foi suficientemente grave para ter solicitado à justiça norte-americana que obrigue a Google a apagar a mensagem da caixa de correio do destinatário.

A mensagem foi enviada a 23 de Junho. Segundo a Goldman Sachs, uma consultora que testava alterações aos procedimentos internos da casa de investimentos tentava enviar um email para um endereço terminado em @gs.com (o endereço da Goldman Sachs), mas por distração escreveu @gmail.com.

A Google mostra-se disposta a colaborar e apagar o email em causa, mas só com autorização judicial. Num tribunal de Nova Iorque, a Goldman Sachs argumenta que apagar o email equivale a “pouco mais que uma pequena inconveniência” para a Google, enquanto que o risco da mensagem ser utilizada para fins indevidos comporta “danos desnecessários” para o banco e os seus clientes.