Cultura

Reggae 'invade' praia de Carcavelos já amanhã

A praia de Carcavelos, em Cascais, vai receber vários concertos, na sexta-feira e no sábado, na 16.ª edição do Musa, um festival "sustentável" que promete inspirar preocupações ambientais.

Produzido desde 1999 pela Criativa, uma associação juvenil sem fins lucrativos, o Musa, que decorre num terreno desocupado em frente à praia, visa "promover uma sociedade mais consciente dos desafios globais, aliando música e criatividade numa experiência de cidadania global", refere a Câmara de Cascais em comunicado.

O programa do festival inclui vários nomes do reggae, como Alpha Blondy, The Gladiators com Droop Lion e Freddy Locks.

Outros nomes do reggae jamaicano vão também estrear-se em Portugal, como Kabaka Pyramid, JAH9, Meta & The Cornerstones e Ragin Fyah.

Animal Foundation, Dentinho & The Promised Land, Jimi Jah & The Urban Band e Kwantta são outros dos nomes em cartaz.

O bilhete diário custa 15 euros e o passe dos dois dias 20 euros.

O Musa Cascais oferece ainda a possibilidade de se acampar ou de pernoitar em "quibis" (casinhas de madeira) ou "tipis" (tendas de índio).

Além disso, o festival terá uma área dedicada ao ambiente, o Espaço Ozono, para a venda de artesanato, projectos de design, pintura, escultura, discos, vestuário, bijutaria, fotografia, livros, ilustração e serigrafia, entre outros.

A transportadora ferroviária CP - Comboios de Portugal irá alargar o serviço com comboios até às 04h30 na Linha de Cascais, com paragens em todas as estações.

Lusa/SOL