Aumento de capital do BCP começa hoje

O Banco Comercial Português (BCP) inicia hoje o período de subscrição dos novos títulos para participar no aumento de capital da instituição financeira, uma fase que se mantém aberta por três semanas.

Até 18 de Julho, os investidores podem dar ordem de compra das 34.487.542.355 acções do BCP a fim de integrarem o aumento de capital do banco, de 2.250 milhões de euros.

Os mais de 34 mil milhões de títulos do aumento de capital são acções ordinárias, escriturais, nominativas e sem valor nominal, estando disponíveis entre as 8:30 de hoje e até ao dia 18 de Julho. 

Na semana passada, o BCP anunciou que ia aumentar o seu capital social em aproximadamente 2.250 milhões euros, através de uma Oferta Pública de Subscrição (OPS), segundo informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As receitas da OPS devem ser afectadas ao reembolso dos Instrumentos de Capital Híbrido (CoCo´s Bonds) subscritos pelo Estado no montante de 1.850 milhões euros, deixando 750 milhões euros por reembolsar, o que o Millennium bcp tenciona fazer até ao início de 2016, sujeito a aprovação regulatória.

Na quinta-feira, a Moody's elogiou o aumento de capital do BCP e o reembolso de parte das 'coco bonds' ao Estado português, considerando que isso vai permitir ao banco devolver a ajuda pública recebida e reforçar o seu capital e rentabilidade.

Lusa/SOL