China e países lusófonos aprofundam relações comerciais em Lisboa

Mais de 30 representantes de países de língua portuguesa vão reunir-se na Universidade Católica, em Lisboa, entre 7 e 20 de Julho, para debater as relações entre a China e a comunidade lusófona, focando-se em temas como a gestão de unidades rurais, diversificação da produção para reduzir as importações e estímulo das exportações.

A iniciativa, organizada pelo Fórum Macau – Fórum para a Cooperação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa, em parceria com a Universidade de São José (Macau), a Universidade Católica Portuguesa e o SOL – arranca na próxima segunda-feira, 7 de Julho, na Universidade Católica, em Lisboa.

Na sessão de abertura, pelas 11h30, participam, por exemplo, o embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, e a Secretária-Geral Adjunta do Secretário Permanente do Fórum Macau, Rita Santos, que falará sobre o papel de Macau como plataforma de serviços entre o gigante asiático e os países de expressão portuguesa.

Durante a sua presença em Portugal, os participantes vindos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste, vão também visitar algumas empresas nacionais do sector agropecuário, como a Companhia das Lezírias, Ramos Pinto, Adega Mayor, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, Corkart e Centro de Ciência do Café.

E vão reunir com vários organismos públicos como a AICEP e o IAPMEI.

Haverá ainda palestras sobre diversificação da produção, gestão das marcas, capital de risco na agricultura, desafios da estabilidade em sociedades que viveram conflitos, agro-negócios e dinamização do sector agrário.

De acordo com estatísticas dos Serviços da Alfândega da China, a segunda maior economia mundial comprou aos oito países lusófonos bens que totalizaram 20,56 mil milhões de euros entre Janeiro e Abril deste ano, mais 14,75% do que em igual período de 2013. Já as vendas da China subiram 7,38% para 9,81 mil milhões de euros.

ana.serafim@sol.pt