Rolf Harris condenado a cinco anos de prisão

O apresentador da BBC Rolf Harrisfoi condenado a cinco anos e nove meses de prisão depois de ter sido considerado culpado de 12 acusações de assédio sexual a crianças.

Rolf Harris condenado a cinco anos de prisão

O juiz inglês Nigel Sweeney disse que o australiano “não mostrou qualquer remorso pelos seus crimes. Ficou com a sua reputação na lama, já não tem honra. Mas a culpa é toda sua”.

O apresentador de 84 anos foi condenado num tribunal de Londres no dia 30 de Junho e o caso refere-se a quatro raparigas algumas com sete ou oito anos, entre 1968 e 1986, anos em que ocorreram os abusos.

A sua condenação vem no decorrer de uma investigação de abusos sexuais feita a várias personalidades inglesas, incluindo o também apresentador da BBC Jimmy Savile – amigo de Harris. Depois de ter morrido em 2011, descobriu-se que Savile abusou sexualmente de centenas de pessoas, com idades entre os cinco e os 75 anos, incluindo cadáveres.

Figura respeitada da sociedade inglesa e australiana, Rolf Harris apresentou vários programas, muitos destinados a crianças, e é conhecido em Portugal sobretudo pelo "Hospital dos Animais" – transmitido na SIC Mulher.

Recebeu várias ordens reais e tem dois doutoramentos honoris causa. Pintou ainda um dos retratos oficiais da Rainha de Inglaterra. É também um músico popular consagrado, tendo alcançado várias vezes o primeiro lugar dos tops britânicos, irlandeses e australianos.

* com agências