Ocupação do Museu do Chiado terminou às 10h20

A ocupação do Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, terminou hoje cerca das 10h20, com o abandono das instalações pelo grupo de 50 artistas-activistas e agentes culturais que ocupavam o museu desde as 20h00 de sexta-feira. 

Numa conferência de imprensa realizada através das grades do Museu do Chiado, o porta-voz do grupo disse, sob anonimato, que decidiram acabar o protesto depois de terem sido "abordados por pessoas do museu". 

"Mediante essa abordagem decidimos sair, tendo em conta que foi exercida uma pressão sobre nós que consiste em responsabilizar-nos por possíveis represálias sobre a direcção deste museu, em consequência da nossa acção", afirmou o porta-voz do grupo.

Entre outras reivindicações, o grupo exige a reposição de entradas gratuitas nos museus aos domingos e uma redução no preço dos bilhetes.

A sala de entrada do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC) foi ocupada ao início da noite de sexta-feira, tendo os activistas levado para o museu sacos-cama e realizado uma assembleia que votou pela continuação da sua presença nas instalações.

Lusa/SOL