Desporto

Djokovic vence Wimbledon em final épica

Novak Djokovic conquistou neste domingo o seu segundo título em Wimbledon, ao vencer Roger Federer em cinco sets. O sérvio vai assim ascender, na segunda-feira, ao primeiro lugar do ranking mundial.

Djokovic venceu Federer por 6-7 (7-9), 6-4, 7-6 (7-4), 5-7 e 6-4. E teve de ser um esforço épico para dar a volta ao heptacampeão suíço. 

Este é o sétimo título de Grand Slam conquistado pelo sérvio de 27 anos. O tenista vai assim ‘destronar’ o espanhol Rafael Nadal, alcançando o primeiro posto na lista dos melhores do Mundo.

Este triunfo tirou a Federer a hipótese de alcançar um inédito oito título na relva mais sagrada do ténis. Mas foi o suíço, dando a volta a um matchpoint contra no quarto set que obrigou o sérvio a ir buscar forças extra para o quinto e decisivo set.

Foi uma das melhores finais de sempre que Wimbledon já presenciou, e durou 3h56m. Depois de ter caído no chão exausto foi a correr ao camarote onde estava o seu staff e demorou-se num longo abraço. Nas palavras que dirigiu a Federer um "obrigado" por o ter "deixado ganhar".