Reunião do Eurogrupo sem Portugal na ordem do dia

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje, em Bruxelas, num encontro que se prevê curto, e já mais centrado nas políticas económicas dos 18, uma vez ultrapassados os momentos mais turbulentos da crise e dos programas de resgate.

Reunião do Eurogrupo sem Portugal na ordem do dia

Portugal, que estará representado na reunião pela ministra Maria Luís Albuquerque, já não está na ordem do dia — ao longo dos últimos três anos, e até à conclusão do respectivo programa de assistência, em maio passado, era sempre um dos pontos incontornáveis da agenda, enquanto país sob programa -, estando a discussão sobre "resgates" praticamente limitada à Grécia e, também neste caso, num clima muito mais tranquilo.

O Eurogrupo de hoje deverá, de resto, dar "luz verde" ao desembolso de uma tranche de mil milhões de euros da ajuda à Grécia, depois de Atenas ter cumprido os requisitos necessários, pelo que, mesmo neste caso, não haverá lugar a discussões de fundo.

Um alto responsável do fórum de ministros da zona euro realçou mesmo que, finalmente, os 18 deixam de ter de discutir "horas a fio" a resposta à crise e o desenvolvimento dos programas de ajuda, podendo dedicar cada vez mais os encontros a discutir a coordenação de políticas económicas com vista ao crescimento e emprego, devendo hoje centrar-se nas políticas fiscais.

Depois do encontro de hoje do Eurogrupo, a reunião será alargada aos 28, na terça-feira, naquele que será o primeiro Conselho Ecofin do segundo semestre do ano e, como tal, o primeiro sob presidência italiana.

Lusa/SOL