Reis de Espanha de visita a Lisboa a convite de Cavaco Silva

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, iniciaram hoje a sua visita oficial a Portugal ao serem recebidos no Palácio de Belém, em Lisboa, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e a mulher, Maria Cavaco Silva.

Reis de Espanha de visita a Lisboa a convite de Cavaco Silva

Os monarcas de Espanha chegaram cerca das 11:30 à residência oficial do Presidente da República, cerca de dez minutos após a hora prevista.

Foram recebidos pelo Presidente da República e pela mulher com honras militares, ouvindo os hinos de Espanha e de Portugal.

Felipe VI e Cavaco Silva escutaram os hinos nacionais num palanque, de frente para os militares da Guarda Nacional Republicana, enquanto Letizia e Maria Cavaco Silva o fizeram noutro local, junto à porta de entrada do palácio.

Os dois chefes de Estado passaram depois revista à guarda de honra, e de seguida entraram no Palácio de Belém.

Os reis assinaram o livro de honra, na sala das bicas do Palácio de Belém, antes do encontro entre os dois chefes de Estado, a rainha, e a mulher de Cavaco Silva.

De acordo com o programa, segue-se um encontro entre Felipe VI e Cavaco Silva, ao qual se juntam as respectivas delegações.

Durante o encontro, a rainha Letizia e Maria Cavaco Silva encontram-se com a presidente da Federação das Doenças Raras, Paula Costa.

A visita oficial prosseguirá com um almoço no Palácio Nacional de Queluz, e à tarde, os reis serão recebidos pela presidente da Assembleia da República Assunção Esteves, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Lusa/SOL