Morreu o MNE da Perestroika, Eduard Shevardnadze

Eduard Shevardnadze, ministro dos Negócios Estrangeiros do último líder soviético Mikhail Gorbachov e mais tarde Presidente da Geórgia entre 1995 e 2003, morreu hoje, aos 86 anos, em Tiblissi. A notícia foi confirmada por Marina Davitachvili, antiga assistente pessoal de Shevardnadze, que informou que o ex-líder georgiano “estava doente há muito tempo”.

Morreu o MNE da Perestroika, Eduard Shevardnadze

“Não tenho a certeza que a Guerra Fria pudesse ter acabado de forma pacífica sem ele. Mudou as nossas vidas, foi um herói”, disse em tempos James Baker, o secretário de Estado dos EUA que passou horas na mesa de negociações com Shevardnadze.

A par de Gorbachov, o georgiano ficou ligado às reformas soviéticas da Perestroika, que abriram as portas ao fim do conflito com o Ocidente e à reinstalação de Estados independentes como a Geórgia. Em 1990, Shevardnadze optou por deixar o Governo de Gorbachov, denunciando a chegada de uma ditadura ao país.

Mas o golpe acabou por falhar, dando início ao fim da União Soviética. Shevardnadze reapareceu no ano seguinte, já na sua Geórgia independente, onde foi figura importante na missão de evitar uma guerra civil no país.

nuno.e.lima@sol.pt