Nove truques para manter a sua casa mais limpa

Por mais desorganizado que seja, existem sempre alguns ‘truques’ simples para manter a sua casa limpa e… um bocadinho menos caótica. O Huffington Post escreveu uma lista com os nove passos essenciais para ter um ‘santuário’ organizado.

1 – Fazer a cama todas as manhãs: Parece ser uma coisa simples e vulgar, mas a verdade é que existem muitas pessoas que detestam fazer este ‘esforço’ logo pela manhã, deixando os lençóis todos puxados para trás. No entanto, aqui não há negociação possível: é obrigatório fazer a cama. Vai ver que o quarto fica logo mais ‘leve’ e com um aspecto mais ‘clean’.

2 – Pendurar as toalhas a seguir ao duche: É verdade que as devemos deixar ‘arejar’ um bocadinho, mas é importante que, pouco depois de tomar banho, dobre as toalhas e as pendure no sítio devido, senão o mais provável é que as deixe espalhadas pela casa, penduradas num corrimão das escadas ou em cima da poltrona do quarto. Só este ‘pequeno pormenor’ vai fazer uma grande diferença em termos visuais e, por consequência, no processo de limpeza.

3 – Lavar a banheira ENQUANTO toma banho: Não há mais fácil que isto. Basta apontar o chuveiro para as paredes e para a banheira (ou poliban) momentos antes de desligar a água. Verá que faz maravilhas pela sua casa-de-banho. Claro que não pode deixar de fazer uma limpeza ‘a sério’, mas para quem é mais preguiçoso ou tem pouco tempo para se dedicar a estas lides este é um óptimo passo para dar um ar mais limpo e fresco ao seu chuveiro. 

4 – Arrumar a loiça toda: O seu lava-loiças não é um contentor ou um armário. Assim que os pratos estiverem limpos, arrume-os nos sítios indicados. Não deixe a ‘pilha’ de pratos acumular – para além de provocar o ‘caos visual’, custa mais arrumar 30 do que 3…

5 – Arranje um ‘cestinho da tralha’: Parece contraditório, mas não é. A verdade é que todos nós temos coisas das quais não nos queremos livrar, mas que temos a perfeita noção de que não acrescentam nada à nossa sala ou quarto. Assim sendo, arranje um cesto ou um baú para aquela divisão e guarde todas as revistas ou mantas que tem ali espalhadas. Se for um espaço de arrumação grande e confortável, pode sempre usá-lo como assento. 

6 – Caixa do correio ‘interna’: Que seja para envelopes grandes, médios ou pequenos, coloque um cestinho (uma caixa ou outro objecto, aqui entra a imaginação…) no hall de entrada ou noutra divisão que lhe dê jeito. Assim não corre o risco de ter dezenas de papéis espalhados pela casa e… de perder a conta da electricidade.

7 – E já que falamos de papéis…: Evite acumular estes pequenos ‘diabretes’. Estão sempre a ‘voar’ pela casa, deixando ‘rasto’ por todas as divisões. Opte por receber as suas facturas por e-mail, por exemplo. Verá que este pequeno passo vai ajudar a manter a casa mais limpa.

8 – Use todos os dia da semana: As pessoas que fogem das vassouras e das esfregonas não vão gostar nada deste ponto, mas a verdade é que resulta. Dedique cada dia da semana a uma tarefa mais ‘difícil’ e não passe a tarde inteira de sábado de luvas de borracha na mão. Por exemplo, faça um pequeno calendário, estipulando que à segunda-feira é dia de aspirar, à terça de engomar, à quarta de lavar os vidros, à quinta de pôr a roupa a lavar, e assim sucessivamente. Verá que vai acabar por criar uma rotina e as lides domésticas já não vão ser um ‘bicho de sete cabeças’.

9 – Divida as tarefas: Se vive sozinho, este ponto é mais difícil de concretizar (a não ser que convença alguém a dar-lhe uma ajuda…), mas se vive com o seu companheiro ou com familiares, opte por dividir as tarefas domésticas. Se não gosta de aspirar, mostre que é o melhor a lavar a loiça, de certeza que alguém prefere tirar a sujidade do chão a engomar roupa… e assim se constrói uma cadeia.

joana.alves@sol.pt