Veleiro alemão encalha na praia do Mindelo

Um veleiro alemão encalhou na praia de Mindelo, Vila do Conde, na segunda-feira à noite, sem causar vítimas ou danos, anunciou hoje a Marinha.

Foram accionados os meios de socorro do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e da Polícia Marítima, mas ao chegarem ao local, cerca das 22h55, as equipas verificaram tratar-se de um veleiro alemão (DYK Noel), cujo único tripulante já se encontrava em terra.

O tripulante, um cidadão alemão de 66 anos, alcançou o areal no bote pequeno do veleiro e não inspirava cuidados, segundo a informação publicada pela Marinha na sua página electrónica.

"Foi abrigado e disse não saber bem o que tinha acontecido", lê-se no comunicado.

Trata-se de um veleiro com casco de aço, de 38 pés, construído em 2010, com motor diesel de 66,2 Kw.

O tripulante, após recolher alguns pertences e a carteira, foi levado a um hotel de Vila do Conde, onde passou o resto da noite.

Na madrugada de hoje, foi efectuada uma visita a bordo, sendo que o casco "aparenta integridade", sem rombos a registar.

"Logo que reflutue, antes da próxima preia-mar (hoje pelas 12h15), vai ser tentado o seu reboque para Vila do Conde ou para a Marina da Póvoa de Varzim", indica a Marinha.

O alerta foi recebido através de um telefonema para o piquete da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Lusa/SOL