Vergonha da imprensa brasileira contrasta com a euforia dos alemães

Os jornais brasileiros rechearam as suas capas com a derrota de ontem frente à selecção alemã.

O Jornal Meia-Hora decidiu não fazer capa tal a vergonha: “Hoje não dá para fazer graça, a gente ficou com vergonha. Amanhã nós voltamos* *Enquanto você lia isto… Mais um gol da Alemanha”

O Folha de São Paulo tem uma imagem do estádio às escuras e pode-se ler: “Selecção sofre a pior derrota da história”. O jornal classifica o jogo como “o maior vexame ao ser goleada pela Alemanha” e recorda a derrota da equipa brasileira em 1950 como “um trauma nacional” numa época em que poucos tinham televisão. “Passados 64 anos, a grande maioria da nação de 200 milhões, 85% vivendo em cidades, pôde assistir ao vivo ao massacre do time brasileiro.”, refere o Folha se São Paulo

No site do jornal, o especial dedicado ao Mundial abre com “Os 7 erros do Brasil” e um relato do jogo com o título “Massacrado! Brasil perde por 7 a 1 da Alemanha, sofre a pior derrota na sua história e dá adeus à chance de ser hexa em casa”.

Já a capa do Correio Braziliense descreve a derrota como “O vexame para a história”, com várias fotografias de adeptos e jogadores em lágrimas. “Felipão assume responsabilidade por resultado catastrófico da Seleção frente à Alemanha”, pode ler-se no artigo de abertura do site, onde constam as declarações do seleccionador brasileiro, Luiz Felipe Scolari. O treinador assume a responsabilidade da goleada mas garante não se arrepender das decisões que tomou.

Por sua vez, a imprensa alemã destacou hoje a vitória "impensável", "fantástica" e "de sonho" da sua selecção.O diário "Bild", que tem uma das maiores tiragens da Europa, dedicou toda a primeira página ao triunfo da equipa alemã, com uma imagem dos jogadores Kroos e Khedira a celebrarem um golo e o título "Sem palavras!".

No suplemento especial sobre o Mundial, o "Bild" escreveu "90 minutos, sete golos e uma vitória para a eternidade", colocando em subtítulo: "Impensável! Gigante! Fantástico!". "A nossa celebração deixa o Brasil em lágrimas", refere ainda o jornal alemão.

O "Welt Kompakt" colocou na primeira página Klose, Kroos e Khedira abraçados e em título os números avassaladores do resultado, acrescentando no subtítulo "Meia-final histórica do Mundial frente ao Brasil". O jornal aconselhou ainda os leitores a "recortar a capa, emoldurá-la e pendurá-la".

 

E na Argentina, claro, não podia faltar a piada. Cortesia do "Ole".

 

 

* Com Lusa