Investimento privado aumenta pela primeira vez desde 2007

O investimento das empresas portuguesas deverá aumentar 2,4% este ano em termos nominais, de acordo com o Inquérito de Conjuntura ao Investimento em 2014 revelado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A confirmarem-se estas intenções, será a primeira vez desde 2007 que o investimento previsto é positivo.

Investimento privado aumenta pela primeira vez desde 2007

Os inquéritos às empresas foram feitos entre 1 de Abril e 30 de Junho e resultaram numa revisão em alta das últimas estimativas. No inquérito de Outubro de 2013, a variação prevista era de 1,1%.

Os resultados deste inquérito apontam ainda para uma redução de 4% do investimento feito em 2013, traduzindo mais uma vez uma revisão em alta face às perspectivas reveladas no inquérito anterior (variação de -8,3%).

As áreas de actividade em que se perspectivam contributos positivos mais expressivos para o investimento este ano foram as de captação, tratamento e distribuição de Água; o saneamento, gestão de resíduos e despoluição, além dos transportes e armazenagem. O destino dos investimentos  foram sobretudo para equipamento.

As empresas consideram que o principal factor limitativo do investimento foi “a deterioração das perspectivas de venda”, seguindo-se “a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos”.

Diminuiu a percentagem de empresas que refere a dificuldade de obter crédito bancário, o nível da taxa de juro e a capacidade de auto-financiamento como principais factores limitativos.

joao.madeira@sol.pt