Tecnologia

Farto de newsletters e publicidade no email? Encontrámos a solução

É uma daquelas pequenas irritações da vida moderna. Abrir o email, ver que tem 20 novas mensagens e constatar que apenas três realmente interessam. As restantes são de conteúdo publicitário: ofertas de última hora que nunca aproveitará, subscrições pagas que não lhe interessam, actualizações daquele site a quem deu o email mas que nunca mais visitou.

Provavelmente nunca fez esta contabilidade, mas o seu email está em dezenas ou mesmo centenas de bases de dados de onde saem mensagens todos os dias.

Seleccionar e eliminar estas subscrições uma a uma é uma tarefa aborrecida. Mas existem algumas aplicações que permitem simplificar esta gestão. Como o Unroll.me. Disponível para utilizadores do Gmail e do Yahoo, é um site que quantifica todas as subscrições que estão associadas ao seu email, permitindo num único ecrã assinalar quais quer eliminar.

Há algumas desvantagens evidentes neste sistema: o dono do email tem de dar permissão ao Unroll.me para vasculhar a sua caixa de mensagens. O que, na era da NSA, é algo que acaba por acontecer com ou sem a permissão dos utilizadores. E o site vai pedir-lhe ainda que partilhe nas redes sociais (no Facebook, no Twitter ou no Google+) uma mensagem de promoção do serviço.

No entanto, não deixa de ser uma boa e prática solução para parar de receber emails de férias nas Caraíbas, de jantares com 50% de desconto ou de petições para salvar pinguins. Porque certamente terá mensagens mais urgentes à sua espera.