Laverne Cox é a primeira transexual nomeada para um Emmy

A actriz Laverne Cox, de 30 anos, foi nomeada para o Emmy de melhor actriz convidada numa série de comédia pelo papel em “Orange is the New Black”. É a primeira transexual a figurar nos prémios da televisão norte-americana.

Laverne Cox é a primeira transexual nomeada para um Emmy

Em “Orange is the New Black”, Laverne interpreta o papel de Sophia Burset e mostra o percurso da personagem antes de mudar de sexo. O irmão gémeo de Laverne interpreta o papel na fase anterior à cirurgia. 

A actriz disse estar “nas nuvens, radiante e todos os clichés relacionados com felicidade”. Mas avisa que ainda há um longo caminho a percorrer nos EUA para que os transexuais sejam aceites. “Estive a pensar muito sobre isto. Fui capa da revista Time em Junho e, nesse mês, quatro transexuais negras foram assassinadas nos EUA. Só porque tenho uma nomeação para um Emmy, isso não quer dizer que as vidas das pessoas transexuais não estejam em perigo todos os dias”, afirmou Laverne, citada pelo jornal Los Angeles Times. 

A série é a que tem mais nomeações este ano com um total de doze. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 25 de Agosto.