Falta de água em S. Paulo junta moradores em procissão

A maior crise de sempre de água em São Paulo, a maior metrópole do Brasil, levou os habitantes de Itu, no interior da cidade, para a rua para pedir água. Os moradores, que estão sujeitos ao racionamento de água há cinco meses, juntaram o desespero numa procissão para pedir ajuda divina.

Terão participado na caminha de 2km cerca de 2000 pessoas. No final da procissão, os fies juntaram-se na igreja de Santa Cruz onde fizeram orações e lavaram a título simbólico uma cruz com a água que traziam. 

A venda de água caixas-d’água na cidade do interior de São Paulo mais que duplicou nos últimos meses, segundo vendedores citados pela imprensa brasileira. A fila de espera, ainda segundo relatos recolhidos no local pela comunicação social brasileira, pode ir até 15 dias. 

A crise de água em São Paulo, que se tem acentuado nos últimos anos, está relacionada com a falta de água nas cabeceiras de rios que abastecem o sistema Cantareira. Os 9 milhões de habitantes de grande São Paulo ficam, assim, dependentes das chuvas de Verão. Nos três primeiros meses de 2014, em vez dos esperados 600 milímetros, caíram menos de 300 milímetros de chuva, segundo dados da revista Época. 

Itu deve ficar em situação de racionamento de água durante os próximos 90 dias. Os moradores, face a este quadro preocupante, estão a comprar caixas-d’água bem como bombas para fazer subir a água até aos reservatórios domésticos.