Portugal conquista cinco medalhas nas Olimpíadas da Matemática

Portugal conquistou duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorrem na Cidade do Cabo, na África do Sul, e que terminam domingo.

Em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) dá conta que Miguel Moreira, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Rainha D. Amélia e David Martins, aluno do 12.º ano da Escola Secundária de Mirandela ganharam medalha de prata.

Já Francisco Andrade, aluno de 11.º ano da Escola Secundária do Padrão da Légua, Henrique Aguiar, aluno do 11.º ano da Escola Secundária José Estêvão e Nuno Santos, também aluno do 11.º ano, mas do Colégio Nossa Senhora do Rosário conquistaram uma medalha de bronze.

Henrique Santos, estudante do 11.º ano da Escola Secundária José Falcão, foi distinguido com uma menção honrosa.

Segundo o MEC, este resultado iguala a melhor pontuação de sempre de Portugal nas olimpíadas internacionais, já que foram conquistados 123 pontos, o que faz com que Portugal se classifique em 33.º lugar, num total de 103 países.

No comunicado, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, aproveita para felicitar a equipa que representou Portugal.

“Para além do talento e do brilho dos jovens da equipa, o excelente desempenho traduz o esforço continuado de estudantes, professores e equipas de apoio e de treino”, lê-se no comunicado.

As Olimpíadas Internacionais da Matemática decorrem na Cidade do Cabo, na África do Sul, e terminam no domingo, tendo reunido 580 estudantes.

A participação portuguesa é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a seleção e preparação dos alunos é realizada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Lusa / SOL