Poiares Maduro: ‘Cozinhar é mais fácil que governar’

O ministro do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, admitiu hoje que é mais fácil cozinhar do que governar e provou-o, confecionando uma sobremesa com ingredientes da região de Alcobaça.

Poiares Maduro: ‘Cozinhar é mais fácil que governar’

“É mais fácil cozinhar do que governar, mas têm alguns aspetos em comuns, como a necessidade de juntar ingredientes diferentes para conseguir melhores resultados”, afirmou o ministro Miguel Poiares Maduro, em Alcobaça, onde hoje mostrou os dotes de 'chef'.

Convidado a confecionar um prato com ingredientes de Alcobaça, o ministro pôs o avental, muniu-se de maçã, pera e ameixa da região e, com eles, recheou tomates para fazer uma sobremesa.

“Na cozinha tem que se ter mais concentração do que no Governo”, afirmou enquanto confecionava o prato, sob o olhar atento e levemente desconfiado do chefe Albano Lourenço, do restaurante Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Em causa estava apenas o facto de se tratar de uma sobremesa feita com tomates, “algo pouco usual”, mas, uma receita que o ministro escolheu sem medo, já que “o Governo está habituado a viver com a desconfiança”.

Avisando o público de que, se a receita corresse bem o mérito seria dele próprio, mas se corresse mal seria do ‘chef’, o ministro conseguiu a aprovação de quem provou a sobremesa, mas não sem antes ser submetido a mais um teste culinário em que ajudou no Albano Lourenço a confecionar o prato principal.

Poiares Maduro cozinhou, empratou e distribuiu a iguaria pela assistência, acompanhados pela boa disposição do ministro que aproveitou para comparar o seu desempenho com o de Passos Coelho.

“Se fosse o Primeiro-Ministro contava as favas para ver se todos tinham quantidade igual”, afirmou enquanto distribuía pratos para oferecer à assistência.

As receitas cumpriram “o objetivo de mostrar que partindo de produtos tradicionais podemos surpreender as pessoas”, salientou o ministro, considerando que o projeto revelou também o “o desenvolvimento e a competitividade do nosso território”.

Poiares Maduro participava na iniciativa “Na Cozinha com…”, promovida pela Granja de Cister, um projeto da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, que tem por objetivo promover e divulgar os produtos provenientes da agricultura local.

Lusa / SOL