Portugal regista maior queda da produção industrial

Portugal foi o país da União Europeia com uma maior descida (-3,6%) da produção industrial em maio, face a Abril, mês no qual havia registado o maior aumento entre os 28 Estados-membros, revelam dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Portugal regista maior queda da produção industrial

Os números do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) mostram que, depois de em Abril ter registado um crescimento de 6,7%, o mais pronunciado entre todos os Estados-membros, a produção industrial em Portugal caiu no mês seguinte 3,6%, a maior queda no conjunto dos países da União, seguida da Suécia (-3,2%) e Dinamarca (-2,1%).

Ainda assim, em termos homólogos, ou seja, em comparação com maio de 2013, a produção industrial registou um ligeiro crescimento em Portugal, de 0,3%.

Em termos gerais, a produção industrial também recuou em maio tanto na zona euro como no conjunto da União face a Abril, em 1,1% em ambos os casos – sobretudo devido a quedas na produção de energia -, mas, na comparação homóloga, com o mesmo mês do ano passado, subiu meio ponto percentual no espaço monetário único e 1,1% na UE a 28.

Lusa/SOL