Paquete ‘Costa Concordia’ volta a flutuar

O paquete “Costa Concordia”, que naufragou a 13 de Janeiro de 2012 junto à ilha toscana de Giglio, causando 32 mortos, voltou hoje a flutuar, anunciou Franco Porcellacchia, um dos engenheiros responsáveis pela operação. 

Paquete ‘Costa Concordia’ volta a flutuar

"O navio está a flutuar. Está a cerca de um metro acima do fundo", disse este engenheiro numa conferência de imprensa, acrescentando ser preciso mais um metro para o navio poder ser deslocado como previsto. 

Para conseguir alcançar este objectivo, as equipas no local começaram a injectar ar em cerca de 30 flutuadores colocados ao longo do corpo da embarcação, de perto de 300 metros de comprimento e 115.000 toneladas, para que suba. 

"Trata-se de tornar a embarcação mais leve, reduzir o peso sobre as plataformas", explicou à agência noticiosa francesa AFP Michael Thamm, director da Costa. 

Uma vez a flutuar, o navio será levado até 30 metros ao largo e a leste da ilha e solidamente posicionado com a ajuda de 36 cabos de aço e 56 correias. 

Se esta fase, que se vai prolongar entre seis e oito horas, for conseguida, o navio será levado para o porto de Génova (norte), onde será desmantelado, dois anos e meio depois de ter naufragado. 

Lusa/SOL