Investidores portugueses e brasileiros estudam processo contra PT

Os accionistas da Oi têm vindo a manifestar publicamente o seu desagrado com o investimento de 900 milhões da PT no Grupo Espírito Santo (GES), estando já a estudar um processo contra Henrique Granadeiro, apurou o SOL.

A fusão entre as duas operadoras também poderá estar em risco, tendo em conta que os investidores da Oi alegam não terem sido informados da compra de dívida de curto prazo da Rioforte, empresa do GES que está em risco de insolvência. Além disso, a maturidade dos títulos vence amanhã, dia 15 de Julho, e poderá fazer com que haja perdas para a PT.

Em Portugal, também há investidores a ponderar esse caminho. Desde que a notícia do investimento 'rebentou', a Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (ATM) já recebeu queixas de investidores particulares e de hedge funds.

A associação está agora a analisar a situação, mas admite vir a processar a operadora por incumprimento do dever fiduciário – obrigação de actuar no interesse dos accionistas.

Em causa está a violação dos artigos de dever de informação geral, cívica e de lealdade do Código das Sociedades Comerciais. “Poderá ser alegado que a intenção de esconder a informação deste investimento, por parte de Granadeiro, foi manifesta”, sustenta Joaquim Cardoso, jurista da ATM.

Caso o processo siga para tribunal, as repercussões “dependerão da análise do Ministério Público”, acrescenta. Mas “poderão ser aplicadas coimas ou ser ordenada a demissão do conselho executivo da PT”.

sara.ribeiro@sol.pt